Aumentando o crescimento da cannabis com CO₂
Usar dióxido de carbono (CO₂) no cultivo de cannabis é um tópico avançado, mas se você está lendo isso, podemos dizer com segurança que você alcançou esse nível de conhecimento em sua jornada de cultivo. Parabéns!
Nós falamos bastante sobre iluminação de cultivo, mas, quando se trata de altas taxas de fotossíntese, medir e controlar a iluminação não é suficiente. A fotossíntese requer principalmente fótons (luz), água e CO₂. Portanto, manter o controle do seu CO₂ pode ser tão importante quanto regar suas plantas ou garantir os valores adequados de luz diária integral (DLI). Para aprender mais sobre esses temas, recomendamos nosso artigo sobre níveis de PAR para cannabis e níveis de DLI para cannabis.
Você deve adicionar CO2 ao seu cultivo?
Adicionar CO₂ adicional nem sempre faz sentido em qualquer cultivo indoor, pois isso envolve custos e complexidade. Existem dois pré-requisitos principais para obter o máximo do CO₂ adicional: iluminação e temperatura.
Iluminação de cultivo
Para maximizar a fotossíntese, você precisa de muita luz — mas não qualquer luz, e sim luz utilizável para a fotossíntese (PAR). Portanto, o objetivo é alcançar um PPFD alto. Se PAR e PPFD são novos para você, recomendamos nosso outro artigo que explica esses valores em detalhes.
Nem todas as luzes de cultivo conseguem fornecer um PPFD tão alto. Luzes de menor potência, como CFLs, fluorescentes (T5, T8, T12) ou LEDs pequenos, podem não ser capazes de produzir níveis de PAR suficientes, o que significa que a luz se torna o fator limitante, e não o CO₂.
Luzes de cultivo de alta potência, como HPS e LEDs grandes, geralmente fornecem PPFD suficiente para que o uso de CO₂ adicional seja uma opção viável. Se os níveis de CO₂ estiverem baixos, parte da luz será desperdiçada (e, consequentemente, sua conta de energia), pois suas plantas não conseguirão "processá-la" devido à falta de CO₂.
Para saber com certeza quanto PPFD suas luzes de cultivo são capazes de fornecer, use um medidor de PPFD, como o app Photone. Se você está considerando novas luzes de cultivo, confira nosso artigo sobre como escolher a luz certa para cultivo.
Temperatura no espaço de cultivo
Para que o CO₂ seja eficaz, uma temperatura ambiente mais alta é necessária. Se o cultivo é mantido em um ambiente fresco, o efeito do CO₂ não é tão significativo e pode não valer a pena adicioná-lo. Se você consegue manter a temperatura do espaço de cultivo acima de 30°C durante o período de luz, suas plantas podem utilizar o CO₂ de maneira mais eficaz.
Aumentando a produtividade com CO2
O CO₂ é um fator chave ao considerar níveis ideais de PAR e DLI. Para realmente maximizar a fotossíntese, todas as plantas têm um limite onde mais luz não significa mais crescimento. Na maioria das vezes, a falta de suplementação de CO₂ é o fator limitante primário.
O CO₂ é medido em partes por milhão (ppm). Em um ambiente indoor, níveis gerais de CO₂ entre 400 e 600 ppm rapidamente limitam a atividade fotossintética a menos da metade do potencial. Suplementar o CO₂ para atingir pelo menos 800 ppm aumenta significativamente a fotossíntese e permite níveis mais altos de PAR e, portanto, um PPFD mais alto. Para maximizar o crescimento da cannabis, recomendamos os seguintes níveis de CO₂:
Fase de crescimento | Nível de CO2 (ppm) |
---|---|
Muda / Clone | 400 – 600 |
Vegetativo | 400 – 1200 |
Floração | 800 – 1500 |
Como adicionar CO2 ao seu cultivo de cannabis
Existem várias maneiras de adicionar CO₂ ao cultivo de cannabis, desde métodos baratos e simples até sistemas caros e complexos. Em geral, é necessário algo que produza CO₂ e permita que ele “caia” sobre as plantas. Como o CO₂ é mais pesado que o ar, ele afunda no ambiente de cultivo, onde terá pouco efeito. Usar um ventilador para circular o ar no chão do ambiente é uma forma fácil de reintroduzir mais CO₂ ao redor das folhas das plantas.
Aqui estão algumas opções e nossas recomendações:
Recomendação para iniciantes: Fermentador de levedura
Para iniciantes, recomendamos instalar o que chamamos de fermentador de CO₂ ou fermentador de levedura. Como o nome sugere, é uma combinação de levedura, açúcar e água que produz CO₂ por fermentação, podendo ser feito em casa de forma fácil e segura. Embora a produção de CO₂ não seja tão alta ou controlável quanto com outros sistemas, a fermentação é uma maneira rápida e prática de adicionar CO₂ ao cultivo.
Elaboramos uma lista de compras de todos os itens individuais que você precisará:
- Jarro de fermentação com airlock
- Fermento de Levedura
- Tubulação
- Açúcar branco comum do mercado
Para preparar a mistura, use cerca de 60% de água, complete os 40% restantes com açúcar e adicione a levedura. Deixe em temperatura ambiente (cerca de 21°C) para que ocorra a fermentação, que dura de 3 a 10 dias. Para manter o processo ocorrendo, remova um terço da mistura a cada semana e reponha com uma mistura nova.
Recomendação Avançada: Sistema de Injeção de CO₂
Se você leva a sério o controle do CO₂ no seu espaço de cultivo, o método mais eficaz é o sistema de injeção de CO₂, que usa dióxido de carbono comprimido e um injetor controlado. O CO₂ geralmente vem em cilindros que são conectados a uma válvula de controle, permitindo ajustar a quantidade de CO₂ injetada no ar de forma precisa. Recomendamos o uso de um sistema automatizado para evitar preocupações com configurações de válvula e níveis de pressão.
Como você pode imaginar, tais sistemas representam um investimento financeiro considerável em seu cultivo, pois o equipamento em si é caro e você precisa reabastecer seu tanque de CO2 periodicamente . No entanto, se você está procurando a maneira mais avançada e eficaz de enriquecer seu CO2 , este é o caminho a seguir.
Elaboramos uma lista de compras das peças individuais que recomendamos:
- Sensor e controlador de CO2
- Válvula Solenóide Controlável
- Sistema de irrigação
Não recomendado: Gerador de CO₂
Geradores de CO₂ queimam algum tipo de combustível fóssil ou álcool para produzir CO₂. Além de representar um risco de incêndio, esse método também é prejudicial ao meio ambiente e à saúde, pois produz subprodutos perigosos, como o monóxido de carbono. Embora existam geradores específicos para jardinagem, recomendamos evitar esse tipo de dispositivo.
Outras opções para gerar CO₂
Bolsas de CO₂ ou compostagem no ambiente de cultivo também adicionam CO₂ ao ar. As bolsas geralmente contêm fungos que produzem CO₂, mas é necessário usar várias bolsas até mesmo em pequenas tendas de cultivo para ver um aumento significativo de CO₂. A compostagem pode produzir mau cheiro e não gera tanto CO₂.
Outra opção é o gelo seco, que é CO₂ concentrado que se libera no ar à medida que derrete. No entanto, o gelo seco é caro, perigoso para a pele e não dura muito tempo.
Prepare seu cultivo para CO2
Após escolher um método para adicionar CO₂, há outras medidas que você precisa tomar para usá-lo de forma eficaz:
- Desligue no Escuro: Não faz sentido adicionar CO₂ no período de escuridão, já que não ocorre atividade fotossintética sem luz. Se você estiver usando um sistema controlável, economize dinheiro desligando o CO₂ uma hora antes das luzes sem perder a eficácia.
- Vede o Espaço de Cultivo: Como o ar externo tem menor concentração de CO₂, sele bem o espaço para evitar que o CO₂ adicionado escape rapidamente, especialmente se estiver usando níveis altos de CO₂ acima de 1000 ppm.
- Cuide da Sua Segurança: CO₂ em alta concentração é perigoso para os humanos. Evite passar muito tempo no espaço de cultivo enquanto o CO₂ está ativo e verifique se outras áreas estão bem isoladas.
- Meça os Níveis de CO₂: Controle o que você não mede! Investir em um medidor de CO₂ ou monitor de CO₂ é essencial ao alterar o ar do cultivo. Recomendamos um sensor combinado de CO₂, temperatura e umidade para monitorar todos os fatores relevantes do ambiente.
Meça a iluminação do seu cultivo
Nosso aplicativo permite medir PAR em PPFD sem sensores externos, utilizando a câmera do smartphone. Com equipamentos de precisão para desenvolvimento e testes, conseguimos garantir a precisão desejada para seu cultivo. Se você está pronto para ajustar sua iluminação e levar seu cultivo ao próximo nível, recomendamos testar o aplicativo gratuitamente e otimizar a iluminação da sua área de cultivo!
Aplicativo Photone
Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!