Um sistema hidropônico é uma ótima maneira de cultivar frutas, vegetais e ervas em casa. Este artigo contém um resumo dos tópicos essenciais para começar um sistema hidropônico na cozinha ou até mesmo montar um jardim completo no porão.

Cultive seus próprios alimentos com um jardim hidropônico

4 de Nov de 2024

Consumir frutas, vegetais e ervas frescas é ótimo para a nossa saúde, mas, muitas vezes, comprá-los não é ideal para o meio ambiente. O transporte de alimentos, o uso de embalagens plásticas e o desperdício são fatores que afetam negativamente a natureza. Cultivar frutas, vegetais e ervas no conforto de sua casa pode ser o primeiro passo para um futuro melhor para o nosso planeta e para as próximas gerações.

Criar um jardim hidropônico interno é uma excelente opção para cultivar vegetais durante o ano todo. Você pode começar com um sistema hidropônico na cozinha e, para jardins maiores, utilizar o espaço do porão ou garagem. A melhor parte da hidroponia é que é escalável, ou seja, você pode começar pequeno e aumentar conforme seu interesse.

O que é hidroponia?

Hidroponia é a técnica de cultivar plantas em um sistema sem solo, fornecendo a elas uma solução rica em nutrientes. Os mesmos elementos naturais necessários para o crescimento em solo são usados, mas com a vantagem de que suas plantas não são limitadas por ervas daninhas ou pragas e doenças do solo. Em um sistema baseado em água, você pode concentrar toda sua atenção no crescimento das plantas.

Existem vários tipos de jardins hidropônicos que você mesmo pode montar, sendo os mais comuns o sistema de pavio e o de cultura em água profunda. Acompanhe nosso guia para entender o básico de como começar um jardim hidropônico em casa.

Fatores a considerar ao iniciar um jardim hidropônico interno

  • EspaçoComo estamos falando de sistemas hidropônicos internos, o espaço será uma limitação para o tipo de sistema que você escolher. Verifique o espaço disponível antes de decidir qual sistema de hidroponia instalar, lembrando que alguns ocupam mais espaço que outros.
  • Fluxo de ArAs plantas precisam de ar fresco para um crescimento saudável. Esse é um aspecto que muitos esquecem até surgirem problemas. Se o espaço interno escolhido não possui boa circulação de ar, pode ser necessário utilizar exaustores e dutos para remover o ar viciado e trazer ar fresco. Além disso, o fluxo de ar ajuda a controlar a umidade, que pode aumentar devido à quantidade de água no sistema. A falta de ventilação adequada pode levar ao desenvolvimento de mofo.Em geral, um ambiente com uma janela que possa ser aberta é suficiente. No entanto, se o sistema for instalado em um porão sem janelas, é importante considerar uma solução para o fluxo de ar.
  • LuzAlém da água, a luz é o fator mais importante para o crescimento das plantas. A energia captada pela luz ajuda no desenvolvimento e produção de frutos e vegetais. Em um ambiente interno, é fundamental garantir o tipo e a quantidade de luz adequados para atender às necessidades das plantas. Nosso calculador de luz para plantas pode ajudar a identificar e ajustar esses fatores.Se o local do seu sistema hidropônico recebe bastante luz solar, talvez você não precise de iluminação artificial. Na maioria dos casos, porém, mesmo ambientes bem iluminados não têm luz solar direta o dia todo, sendo necessária a luz artificial.

Um jardim no porão usando luzes de cultivo para fornecer iluminação adequada.

Escolhendo um sistema hidropônico

Como mencionado, há diversos tipos de sistemas hidropônicos que você pode montar. Aqui está uma visão geral dos dois tipos mais comuns, que são de fácil compreensão e econômicos, ideais para quem está começando.

Sistema de Pavio

  • Considerado um sistema básico ou de entrada, o sistema de pavio é uma ótima opção para seu primeiro jardim hidropônico. As plantas são cultivadas em uma bandeja suspensa acima da solução nutritiva. A entrega dos nutrientes às plantas é feita por um "pavio" de fibra ou feltro.
  • Um lado do pavio é colocado na bandeja das plantas, enquanto o outro é imerso na solução nutritiva. A solução sobe pelo pavio e chega até as raízes.
Os sistemas de pavio geralmente são suspensos acima da solução nutritiva.

Uma ponta do pavio é colocada na bandeja em que as plantas estão, e a outra ponta fica pendurada na solução nutritiva abaixo. A solução nutritiva sobe pelo pavio e é entregue onde é acessível às plantas.

Culturas de águas profundas

O sistema de cultura em água profunda é muito utilizado em cultivos comerciais de grande escala.

As plantas são cultivadas diretamente na solução nutritiva, geralmente em uma estrutura flutuante com furos, onde as raízes ficam submersas na solução.

Sistemas de cultura em águas profundas (DWC) são frequentemente usados ​​em cultivos hidropônicos em larga escala. O fundo também mostra os flutuadores individuais.

A vantagem do sistema DWC é que ele é relativamente barato e fácil de gerenciar e manter.

Começando

Embora existam outras técnicas hidropônicas, qualquer um dos sistemas discutidos pode ser usado com sucesso para um sistema hidropônico interno, especialmente se você estiver cultivando apenas para as necessidades da sua família.

Se precisar medir a intensidade de luz — o que será necessário em algum momento — recomendamos considerar nosso app de medição de luz para plantas, o Photone.

Aplicativo Photone

Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!

Baixe Agora