Quando o objetivo é cultivar uma colheita produtiva indoor, a luz de cultivo escolhida desempenha um papel significativo. Desde o crescimento vigoroso das folhas, o enraizamento rápido e uma colheita abundante, as luzes de cultivo são essenciais em todo o processo do cultivo indoor.

Escolhendo a luz de cultivo ideal

31 de Out de 2024

Que tipo de iluminação as plantas precisam?

A primeira regra do cultivo de plantas indoor é que nem todas as luzes são iguais. No mundo das plantas, elas preferem um intervalo específico de luz.

Esse intervalo é conhecido como radiação fotossinteticamente ativa (PAR) e descreve comprimentos de onda de luz entre 400-700 nanômetros. Para nós, a maioria das luzes parece igual; no entanto, as plantas percebem a luz PAR de forma muito diferente.

Quando expostas à luz utilizável, como a luz entre 400-700nm, as plantas realizam fotossíntese, fototropismo e fotoperiodismo. Essas três funções são a razão pela qual as plantas crescem folhas, se voltam para a luz e eventualmente florescem.

Portanto, ao escolher a luz de cultivo ideal para seu cultivo indoor, é necessário buscar uma luz com um intervalo PAR otimizado que atenda às necessidades da sua planta. Vamos analisar os dois espectros de cor principais comumente usados no cultivo indoor.

O espectro de luz branca e azul

À medida que a primavera chega ao fim e o verão começa, o sol atinge seu ápice no céu. Não apenas os dias de verão são longos, mas a luz produzida pelo sol também é incrivelmente forte. Quando medida, essa luz cai sob o espectro branco e azul da faixa PAR.

Pesquisas mostram que a luz brilhante associada à faixa de 400-470 nm (branco-azulado) promove forte crescimento vegetativo e aumento do enraizamento. É por essa razão que muitos cultivadores indoor escolhem usar luzes de cultivo que produzem luz dentro da faixa de 400-470 nm enquanto estão na fase vegetativa.

O espectro de luz laranja e vermelho

À medida que o verão termina e o outono chega, o sol deixa de atingir seu ponto mais alto no céu. Em vez disso, começa a percorrer o horizonte enquanto os dias ficam mais curtos e frios.

A luz associada a esse ângulo do sol durante a transição para dias mais curtos é de 620-700nm (laranja-vermelho). Pesquisas indicam que o espectro laranja-vermelho é um grande influenciador para o início do processo de floração nas plantas.

No cultivo indoor, os cultivadores aproveitam esse mecanismo natural. Utilizando o foto periodismo, os cultivadores usam luzes que emitem luz no intervalo de 620-700nm para estimular uma floração robusta além do controle do tempo de exposição de luz, normalmente utilizando-se do tradicional 12 horas de luz para 12 horas de escuridão total ativando assim os hormônios promotores de floração.

Introdução aos tipos comuns de luzes de cultivo indoor

Quando se trata de luzes de cultivo indoor, existem quatro tipos comumente usados: lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID), lâmpadas de plasma, LEDs e CFLs. Vamos ver cada um deles e suas tecnologias associadas.

Lâmpadas HID

As lâmpadas de descarga de alta intensidade são os equipamentos de iluminação mais populares para cultivadores indoor. A popularidade das lâmpadas HID se deve principalmente à sua intensa emissão de luz.

Uma lâmpada de sódio de alta pressão (HPS) de 400W

As lâmpadas HID estão disponíveis em vários formatos de potência, como 150 watts, 400 watts, 600 watts e 1.000 watts. Quanto maior a potência, mais forte e intensa é a luz. Além disso, as lâmpadas HID estão disponíveis no espectro azul-branco (haleto metálico) e no espectro laranja-vermelho (sódio de alta pressão HPS). Isso permite que os cultivadores ajustem o cultivo conforme a fase de crescimento da planta.

As lâmpadas HQI requerem um reator pesado, que é a fonte de energia que alimenta a lâmpada. Quando a energia chega à lâmpada, o tubo de arco e os eletrodos produzem uma corrente sustentada de eletricidade.

No entanto, as lâmpadas HID consomem muita energia e produzem bastante calor. Embora os sistemas de luzes de cultivo HID sejam acessíveis, são os mais caros em termos de consumo de energia e custos com resfriamento.

Iluminação LED

A iluminação LED é outro produto popular para o cultivo de plantas indoor. Os sistemas de luzes de cultivo LED são compostos por uma série de diodos, alimentados por um reator interno.

Um LED de alta qualidade com LEDs brancos (espectro completo) e chips LED de 660nm vermelhos puros

Os LEDs não apenas emitem muita luz, mas também costumam ser compostos por diodos que emitem um intervalo de cor específico. Por isso, muitas luzes LED são consideradas de espectro completo. Isso significa que uma única luz LED pode emitir luz vermelha, azul, branca e laranja, otimizadas para o crescimento das plantas.

💡
Os LEDs são elogiados por sua menor emissão de calor, consumo reduzido de eletricidade e maior eficiência geral. Embora sejam uma das luzes de cultivo mais caras, geralmente se pagam em um ano devido à economia de energia.

Iluminação fluorescente FL e CFL

Lâmpadas fluorescentes (FL) e compactas (CFL) são luzes de alta eficiência projetadas para economizar energia. Embora os cultivadores indoor possam encontrar lâmpadas FL e CFL em espectros de cor e potências adequadas, elas são limitadas em uso.

Tubos FL T5 usados ​​para fornecer luz para mudas. Foto de Ryan Lange no Unsplash .

No entanto, as CFL podem ser otimizadas para pequenos espaços, como armários ou gabinetes. Além disso, as CFL podem ser usadas como iluminação complementar. Tubos FL também são comumente usados para iluminar mudas e plantas menores nas fases iniciais de crescimento.

Uma comparação entre luzes populares de cultivo indoor

Escolher a melhor luz de cultivo para seu cultivo indoor nunca é fácil. No entanto, confira esta tabela para ver as diferenças entre várias características de cada tipo de luz de cultivo indoor.

LuzCustoEficiênciaVida útil
HID/HPS MédioBaixoMédio
LED AltoAltoAlto
FL/FLCBaixoMédioBaixo

Como escolher uma luz entre as outras

Ao decidir qual luz de cultivo indoor é a melhor para você, é essencial considerar fatores específicos do seu espaço de cultivo.

O primeiro aspecto a considerar é o tamanho do seu espaço de cultivo e o número de plantas. Se você tem muitas plantas e um espaço amplo, várias LEDs ou lâmpadas HID serão suficientes.

Salas de cultivo grandes geralmente usam luzes HID de alta potência ou LEDs estilo barra

Se o espaço é pequeno, uma única lâmpada LED ou HID será adequada. O objetivo geral do cultivo indoor é a cobertura, ou seja, a luz de cultivo escolhida deve cobrir totalmente o topo das plantas.

O segundo aspecto a considerar é a emissão de calor. Os LEDs são os sistemas de luz de cultivo mais eficientes, pois não emitem muito calor. Em contrapartida, as lâmpadas HID produzem bastante calor, o que exige mais eletricidade para resfriar o ambiente com um ar-condicionado.

Qual é a ideal para você?

Quando se trata de escolher a melhor luz de cultivo indoor, tudo depende de você.

💡
Ao considerar o espaço do seu ambiente, o número de plantas, fatores ambientais locais e o orçamento disponível, uma dessas luzes de cultivo será ideal para suas plantas indoor,

Depois de decidir qual sistema de luz de cultivo é melhor para o seu jardim, é hora de monitorar a luz com um medidor portátil. Nosso aplicativo Photone transforma seu celular em um medidor de luz robusto, reduzindo seus custos de eletricidade, maximizando a saúde das plantas e aumentando o rendimento.

Aplicativo Photone

Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!

Baixe Agora

Quando se trata de cultivo indoor, eficiência é a chave – e o aplicativo Photone ajuda suas plantas a atingirem seu potencial.