Existe esse negócio de muita luz?
É fácil assistir a vídeos de cultivadores experientes produzindo flores de alto nível. As plantas parecem saudáveis, com ramos pesados sob o peso das flores resinadas — tudo parece muito natural. Figuras do YouTube e outros cultivadores respeitados repetem o mesmo mantra: quanto mais luz, melhor o crescimento. No entanto, a ciência da iluminação para plantas não fala bem assim.
Um dos fatores críticos na iluminação é a relação entre DLI, PPFD e PAR. Ao monitorar esses valores, você pode ajustar o PPFD e o PAR para atingir o DLI ideal para suas plantas de cannabis.
Siga para entender como DLI, PPFD e PAR funcionam e como você pode aumentar a eficiência do seu cultivo com a ajuda do Calculador de Iluminação para Plantas.
Fase Vegetativa: 24 Horas vs. 18 Horas
Plantas de cannabis são fotoperiódicas, o que significa que reagem ao aumento e à redução da luz. Esse fenômeno é atribuído a mudanças sazonais, como o aumento de luz na primavera e a diminuição no outono.
A cannabis continua crescendo na fase vegetativa se a iluminação permanecer acima de 14 horas por dia. Muitos cultivadores acreditam que 18 horas de luz é o mínimo necessário para manter o crescimento vegetativo contínuo. Outros afirmam que 24 horas de luz contínua aceleram o crescimento.
Qual é o correto?
Na verdade, nenhuma das opções é totalmente correta. Afirmações generalizadas como essas não ajudam a ajustar o cultivo para o seu ambiente específico. Em vez disso, você precisa ajustar a iluminação ou a duração de luz para otimizar seu cultivo.
Antes de mostrar como determinar a duração da luz que suas plantas precisam, vamos fazer uma visão geral do DLI, PPFD e PAR.
DLI
A Luz Diária Integral (DLI) descreve a quantidade de partículas de luz (fótons ativos para a fotossíntese) que atingem uma área específica ao longo de 24 horas. A área específica é um metro quadrado que envolve sua planta ou o cultivo.
PPFD
A densidade de fluxo de fótons fotossintéticos (PPFD) descreve a quantidade de partículas de luz em um intervalo PAR específico que atingem um metro quadrado por segundo. O PPFD é semelhante ao DLI, mas descreve um intervalo de tempo mais curto.
PAR
A radiação fotossinteticamente ativa (PAR) é o intervalo de luz que as plantas utilizam durante a fotossíntese. Esse intervalo fica entre 400-700nm, abrangendo, principalmente, as faixas azul e vermelha.
Quanta luz sua planta realmente precisa?
Pesquisas mostram que todas as plantas, incluindo a cannabis, possuem um intervalo ideal de DLI. Ultrapassar o DLI ideal pode prejudicar as plantas e desperdiçar energia. Alternativamente, um DLI muito baixo reduz o vigor da colheita e, consequentemente, o rendimento.
Como, então, otimizar o DLI para suas plantas de cannabis? Felizmente, pesquisadores já definiram o intervalo ideal de DLI para a maioria das plantas — incluindo a cannabis, cujo DLI ideal varia entre 30 e 45, dependendo da fase de crescimento.
Como o tempo e o PPFD afetam suas plantas?
Agora que você entende o impacto do DLI, vamos falar brevemente sobre o PPFD e o tempo.
Lembre-se de que o objetivo do PPFD e do tempo é alcançar o intervalo ideal que a cannabis pode suportar. Todas as plantas têm um intervalo máximo de PPFD e, se ultrapassado, isso pode causar danos.
Como cultivador indoor, você controla os intervalos de dia e noite. Durante o período de luz, as folhas das plantas recebem uma quantidade específica de PPFD por segundo.
Lembre-se, quanto maior a intensidade da luz — maior o PPFD. Quanto menor a intensidade da luz, menor o PPFD. Agora, vamos fatorar o tempo .
Aqui está um exemplo: você usa uma intensidade de luz baixa por um período maior (24 horas). Alternativamente, você pode usar uma intensidade de luz mais alta por um período curto (14 horas).
A ideia é que ambos os cenários forneçam o DLI ideal para suas plantas de cannabis.
Como otimizar o DLI para suas plantas
Provavelmente você se pergunta como configurar o DLI ideal para seu cultivo de cannabis.
A resposta está no Calculador de Iluminação para Plantas. Primeiro, você precisa medir o PPFD disponível, o que pode ser feito com qualquer medidor PAR ou nosso app gratuito de medidor PAR. Depois, selecione o tipo de planta. Neste caso, escolha "Cannabis" e especifique se está na fase de floração ou vegetativa. Por fim, insira a duração da luz de seu cronograma atual.
Antes de fazer qualquer coisa, vamos dar uma olhada no que você pode mudar para influenciar um DLI melhor.
Primeiro, ajuste a saída de luz usando o dimmer do seu reator. Se estiver usando uma lâmpada de 1.000 watts, reduza a potência em 25-50%. Isso altera o PPFD. Meça o PPFD novamente com o app da Photone ou outro medidor PAR.
Insira o novo PPFD no Calculador de Iluminação para Plantas sem mudar a duração da luz. Pronto – seu DLI agora está dentro do intervalo ideal.
Outra maneira de otimizar o DLI sem reduzir a potência da luz é diminuir a duração da iluminação até atingir o nível ideal de DLI.
Usar o Calculador de Iluminação para Plantas permite ajustar rapidamente a iluminação e a duração da luz para alcançar o DLI ideal. Isso economiza tempo, protege o cultivo e reduz sua conta de eletricidade.
Se você está pronto para maximizar o potencial das plantas enquanto reduz o consumo de energia, agora é a hora de otimizar a iluminação de cultivo como um profissional com o Photone.
Aplicativo Photone
Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!