Guia - Erros comuns
Medir luz com precisão pode ser desafiador, mas entender os erros mais frequentes ajuda a alcançar resultados mais precisos. Este guia ajudará você a evitar problemas e garantir o máximo de suas medições de luz.
O que esperar
A medição de luz nem sempre é tão simples quanto parece. Medidores de luz profissionais são avaliados com base em mais de 20 critérios de qualidade, como descrito na norma ISO/CIE 19476. Os fatores mais cruciais são: resposta espectral, linearidade e correção de cosseno.
Ao considerar todas as possíveis fontes de erro, as leituras do Photone devem ficar dentro de ±20% em relação às medições de um medidor PAR de nível científico. É importante observar que essa margem não é apenas devido às limitações do Photone; até medidores PAR de alta qualidade têm uma precisão de ±10%, e o Photone também.
Erros comuns e como evitá-los
Aqui estão os erros mais frequentes e como corrigi-los:
1. Não usar um difusor
Problema: Fazer medições sem um difusor resulta em leituras imprecisas.
Solução: Sempre use um difusor ao medir a intensidade da luz. Confira o guia abaixo para saber por que e como é fácil obter um difusor:
2. Configuração incorreta do tipo de difusor
Problema: Incompatibilidade entre o difusor real e a configuração de tipo de difusor no aplicativo.
Solução: Verifique se o "Tipo de Difusor" nas configurações do aplicativo corresponde ao difusor que você está usando.
3. Uso impróprio de um difusor de papel
(Aplicável apenas se você estiver usando um difusor feito de papel)
Problema: Usar o tipo errado de papel ou posicionamento inadequado pode afetar as medições.
Solução: Ao usar um difusor de papel, utilize papel branco padrão com peso de 80 g/m² ou então adquirir nosso acessório dedicado Difusor & Corretor de Cosseno.
Certifique-se de que o papel esteja bem ajustado sobre o display, sem lacunas entre a câmera e o papel. Observe que o papel, em geral, tem algumas limitações que não podem ser corrigidas e não é a melhor opção se você busca a máxima precisão.
Qual a diferença de precisão entre o acessório difusor e um difusor de papel?
Um difusor de papel possui várias limitações que afetam a precisão das medições:
- Transmissão de Luz Inconsistente: Cada tipo de papel apresenta variações na transmissão de luz, dependendo do peso, fabricante e até do lote. O aplicativo utiliza um valor médio para calcular a intensidade luminosa, mas o papel específico que você utiliza pode diferir dessa média. Já o acessório difusor possui uma transmissão de luz conhecida, e graças a processos avançados de fabricação, as variações entre as unidades são mínimas.
- Estrutura Não-Homogênea: O papel permite que diferentes quantidades de luz passem, dependendo de onde ele é colocado sobre a câmera. O acessório difusor, por outro lado, dispersa a luz de forma homogênea graças ao seu material uniforme. Com a ajuda de posicionamento no aplicativo, ele pode ser centralizado perfeitamente sobre a câmera.
- Resposta de Cosseno Deficiente: Devido à sua finura e composição, o papel não deflete a luz de ângulos variados de maneira ideal. Isso é particularmente problemático ao medir em espaços confinados com paredes refletivas ou em ambientes externos, onde a luz incide de várias direções. O acessório difusor é corrigido cossenoidalmente, garantindo medições precisas independentemente do ambiente.
A extensão das diferenças entre as medições usando um difusor de papel e o acessório Difusor & Corretor de Cosseno não pode ser expressa como uma porcentagem simples. A diferença depende muito da fonte de luz medida, do ambiente e do papel específico usado.
4. Uso incorreto do acessório difusor
(Aplicável apenas se você estiver usando o acessório Difusor & Corretor de Cosseno)
Problema: Posicionamento incorreto do acessório Difusor e Corretor de Cosseno.
Solução: Verifique se o acessório está bem ajustado sobre o display, sem lacunas. Centralize-o perfeitamente sobre a câmera frontal, usando a função "Ajuda de Posicionamento do Acessório" nas configurações.
Se as medições parecerem muito baixas, verifique se o acessório está centralizado sobre a câmera e não sobre outro sensor semelhante (ex.: projetor de pontos, câmera IR). Consulte as informações com o fabricante do seu celular para identificar a câmera frontal corretamente.
5. Negligenciar a limpeza da lente da câmera
Problema: Até pequenas quantidades de poeira ou impressões digitais na câmera podem impactar significativamente a precisão da medição.
Solução: Sempre certifique-se de que a lente da câmera (ou seja, seu vidro de proteção) esteja limpa antes de colocar o difusor.
6. Usando uma película de tela sem recorte para câmera
Sem problemas: Películas na tela com recorte ou furo para a câmera não afetam as medições.
Problema potencial: As películas que cobrem a câmera podem ter efeitos imprevisíveis que impactam a precisão.
Solução: Se as medições parecerem erradas, use as opções de calibração no aplicativo para compensar os efeitos do protetor de tela.
7. Configuração incorreta da fonte de luz
Problema: Usar a configuração incorreta da fonte de luz pode resultar em medições imprecisas.
Solução: Selecione a configuração de fonte de luz apropriada para que o algoritmo de medição se adapte ao espectro da luz e corrija a incompatibilidade espectral. Confira o guia abaixo se não tiver certeza de qual configuração escolher:
8. Usando uma calibração desatualizada
Problema: Você pode ter uma calibração personalizada antiga ou desatualizada ativa.
Solução: Verifique as configurações para ver se há uma "calibração personalizada" ativa. Se estiver presente e ativa, tente desativá-la temporariamente para ver se os resultados melhoram. Você pode sempre restaurar sua calibração personalizada reativando-a.