Saiba como selecionar a configuração correta para obter medições precisas de intensidade luminosa (como PPFD ou lux).

Guia - Escolhendo a configuração correta para a fonte de luz

Guia 1 de Nov de 2024

O Photone exige que você selecione a fonte de luz ao medir a intensidade luminosa (ou seja, todas as medições exceto CCT). Isso permite que o algoritmo de medição corrija o erro espectral, produzindo resultados mais precisos. Este guia ajuda você a escolher a configuração correta com base no tipo de luz que está medindo.

💡
Selecionar a configuração incorreta da fonte de luz levará a medições menos precisas.

Luz Natural / Luz Solar

O sol é a fonte de luz mais poderosa (e barata) disponível na Terra. Você talvez saiba que a luz do sol (ou seja, seu espectro) muda ao longo do dia. Ela é mais fria (ou seja, mais azulada) durante o dia e mais quente (ou seja, mais avermelhada) ao amanhecer e ao entardecer. Além disso, as janelas bloqueiam a luz UV, o que faz com que a luz solar dentro de casa seja diferente da luz externa. No entanto, essas variações têm um efeito insignificante nos resultados da medição.

  • Escolha “Sun Direct” sempre que estiver medindo luz solar natural.

Luzes LED para Cultivo

Os LEDs são a escolha mais popular e eficiente em termos de energia para iluminação artificial em qualquer tipo de cultivo. O Photone separa os LEDs em quatro categorias diferentes:

  • Escolha “LED Full Spectrum” se seus LEDs forem brancos ou amarelados. Isso inclui LEDs de espectro completo que variam de branco quente (por exemplo, 3000 K) a branco frio (por exemplo, 6500 K).
  • Escolha “LED Full Spectrum + Red” se seus LEDs de espectro completo contiverem LEDs adicionais na faixa de vermelho (por exemplo, 660 nm). Isso é comum em luzes de cultivo de alta eficiência.
  • Escolha “LED Red / Blue” se sua luz de cultivo contiver principalmente LEDs vermelhos e azuis. A luz emitida terá uma aparência roxa.
  • Escolha “LED Blue / White” se sua luz de cultivo tiver muitos LEDs azuis entre os brancos. Esse tipo de luz é usado principalmente em aquários.

Lâmpadas Fluorescentes (FL) e Fluorescentes Compactas (CFL)

As lâmpadas fluorescentes podem vir em forma de tubos (como T5, T8, T12) ou como lâmpadas compactas (CFL) com soquetes como E27, E40, etc. O formato ou o tipo de soquete não importa; o espectro de emissão da lâmpada é o que realmente interessa.

  • Escolha “FL Warm” se sua lâmpada emitir uma luz quente e amarelada (cerca de 3000K).
  • Escolha “FL Daylight” se sua lâmpada emitir uma luz fria e branca (cerca de 6500K).
  • Escolha “FL Blue” se sua lâmpada emitir uma luz azulada (cerca de 10000K ou mais).
  • Escolha “FL Actinic” se sua lâmpada emitir uma luz roxa e for rotulada como “atínica”.

Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade (HID)

As lâmpadas HID mais comuns usadas em iluminação para cultivo são as de Sódio de Alta Pressão (HPS), Haleto Metálico (MH) ou Haleto Metálico Cerâmico (CMH). Elas podem ter conectores padrão (por exemplo, E40) ou conectores de extremidade dupla, mas o tipo de conector é irrelevante para a seleção da configuração da fonte de luz.

  • Escolha “HPS” para lâmpadas de sódio de alta pressão.
  • Escolha “CMH” para lâmpadas de haleto metálico cerâmico.
  • Escolha “MH” para lâmpadas de haleto metálico.

Lâmpadas Incandescentes

As lâmpadas incandescentes existem em várias variedades, incluindo lâmpadas padrão, que já foram amplamente utilizadas para iluminação doméstica, lâmpadas halógenas e tipos especiais, como krypton/xenon, cada uma com pequenas variações em eficiência, vida útil e qualidade de luz. Essas lâmpadas podem ser reconhecidas por seu brilho quente característico e alta produção de calor, o que as torna menos eficientes e, portanto, não recomendadas para iluminação de cultivo.

Ainda assim, elas são usadas em várias aplicações, como:

  • Iluminação de palco;
  • Lâmpadas de aquecimento;
  • Iluminação decorativa de estilo vintage;
  • Automóveis e eletrodomésticos.

Apesar das diferenças, todas as lâmpadas incandescentes operam com o mesmo princípio básico: aquecer um filamento dentro de um bulbo cheio de gás para produzir luz.

Escolha “Inc.” para qualquer tipo de lâmpada incandescente.

Medindo múltiplas fontes de luz diferentes

Se você deseja medir a intensidade combinada de várias fontes de luz de diferentes tipos, meça cada tipo de fonte individualmente usando a configuração correspondente. Depois, some as medições para obter a intensidade total de luz resultante.

Marcadores