Esta é uma introdução aos dois métodos de medição de intensidade de luz usados pelo app Photone: a câmera frontal e o sensor de luz ambiente (ALS). Cada método tem suas vantagens e limitações, e entender essas diferenças pode ajudar a escolher a opção mais precisa.

Guia - Sensores de Intensidade de Luz no Photone: Câmera e ALS

Guia 1 de Nov de 2024

Existem dois métodos para medir a luz em um smartphone. O primeiro e mais comum é o uso do sensor de luz ambiente (ALS) embutido no dispositivo. Como esses sensores são conhecidos por serem imprecisos (falaremos mais sobre isso abaixo), o Photone oferece uma alternativa superior, que utiliza a câmera frontal para medir a intensidade da luz. Esse método permite medições muito mais precisas e sensíveis. No entanto, ele só é compatível com alguns dispositivos.

💡
Resumo Rápido: Se possível, utilize a câmera como sensor de intensidade de luz ou simplesmente siga as instruções do app para obter a medição mais precisa possível para o seu dispositivo. 👍

Está confuso? Consulte as perguntas frequentes no final deste artigo ou continue lendo para entender mais sobre os dois tipos de sensores. Atenção: esta parte será um pouco técnica! 🤓

Sensor de Luz Ambiente (ALS)


Um sensor de luz ambiente (ALS) está embutido na maioria dos smartphones para ajustar o brilho da tela de acordo com a luz ambiente. Graças a esse sensor, a tela do dispositivo se torna automaticamente mais brilhante quando exposta a uma luz intensa, permitindo que o usuário visualize o conteúdo. Por outro lado, a tela escurece em condições de pouca luz, para evitar o desconforto de ser ofuscado ao olhar para o dispositivo à noite. Normalmente, o ALS está combinado com um sensor de proximidade, usado para desligar a tela ao aproximar o aparelho do ouvido.

Nos dispositivos Android, qualquer aplicativo pode acessar e exibir a leitura atual do sensor, que deve (em teoria) estar na unidade de lux. Alguns aplicativos até transformam esse valor em outras medidas de intensidade luminosa, como PPFD. Então, qual é o problema desse método?

ALS são Péssimos Medidores de Luz

Como mencionado anteriormente, a única função do ALS em um dispositivo é ajustar o brilho da tela automaticamente. Eles estão longe de serem medidores de luz. Aqui estão as principais razões pelas quais é provável que você obtenha uma medição imprecisa usando o ALS como sensor de intensidade de luz em um aplicativo:

  • Componente Barato: O ALS não é uma parte importante de um smartphone. Assim, os fabricantes optam por uma peça barata que apenas cumpre sua função básica.
  • Sem Calibração: O sensor não é calibrado como um medidor de luz precisaria ser. Como ajustar o brilho da tela não é uma tarefa que exige precisão, os fabricantes de smartphones não investem tempo e dinheiro extras na calibração desse sensor. Isso significa que dois dispositivos podem medir de forma diferente, mesmo que tenham o mesmo tipo de sensor.
  • Sensibilidade Espectral Desajustada: A sensibilidade espectral do ALS não é ajustada para nenhum padrão específico, o que significa que o sensor pode medir algumas cores de luz em excesso e outras em menor quantidade. Isso leva a medições imprecisas para PAR (PPFD) ou iluminância (lux/fc).
  • Medem Parcialmente a Luz: Como o ALS está embutido no dispositivo, ele não detecta a luz que vem de ângulos variados (como a luz refletida pelas paredes e que ainda chega à planta). Para medir a luz de todas as direções com precisão, um medidor de luz exige correção de cosseno.
  • Não São Lineares: Em muitos casos, o ALS não responde de forma linear, ou seja, dobrar a intensidade da luz não dobra a medição. Esse é um problema, mesmo ao comparar medições relativas.
  • Variabilidade Entre Dispositivos: Cada dispositivo vem com um tipo diferente de ALS, o que significa que, se um aplicativo funciona bem em um dispositivo, isso não significa que funcionará em outro. Mesmo que os dispositivos sejam do mesmo modelo e marca, eles podem ter ALS diferentes.

E isso é só o começo: há muitos outros problemas, mas por agora vamos poupar os detalhes. Por causa de todas essas questões, uma medição de intensidade luminosa com ALS provavelmente será imprecisa. Use tais medições com cautela. Se o seu dispositivo não suporta a câmera como sensor de intensidade de luz e suas medições parecem incorretas, utilize as opções de calibração do Photone para obter o melhor resultado possível.

Guia - Como calibrar o Photone
Você precisa calibrar o Photone? A calibração é um recurso avançado, exige um certo conhecimento e sempre é opcional. Certifique-se de ter lido nosso guia sobre erros comuns antes de continuar: Guia - Erros comunsMedir luz com precisão pode ser desafiador, mas entender os erros mais frequentes ajuda a alcançar

Câmera Frontal

A maneira mais precisa e confiável de medir a intensidade luminosa com um smartphone é usar o aplicativo Photone com a câmera como sensor de luz. Se você estiver usando um difusor conforme indicado pelo aplicativo, o Photone será tão preciso quanto os melhores medidores de luz portáteis disponíveis. Aqui está o porquê:

  • Tecnologia de Alta Qualidade: O módulo de câmera é uma das partes mais importantes e caras de um smartphone. Para capturar imagens de excelente qualidade, as câmeras de smartphones incorporam sensores de alta qualidade, que passam por rigorosos testes para garantir consistência e qualidade em milhões de unidades.
  • Calibração Científica: Cada modelo de dispositivo compatível vem com uma calibração padrão criada em laboratório óptico, medindo o sensor da câmera e analisando a resposta de cada pixel.
  • Sensibilidade Espectral Definida: O algoritmo de medição ajusta a sensibilidade espectral da câmera para reduzir o erro espectral para cada tipo de medição de intensidade (por exemplo, PAR/PPFD, iluminância). Isso significa que as diferentes cores de luz (comprimentos de onda) serão ponderadas conforme necessário para o tipo de medição selecionado, conforme o padrão respectivo.
  • Correção de Cosseno: Como a câmera não está escondida dentro do dispositivo (ao contrário do ALS), ela pode detectar luz de todas as direções, especialmente quando combinada com o difusor correto.
  • Linearidade Perfeita: O Photone oferece medições precisas e consistentes sem desvios ou irregularidades. Isso é possível graças a um processo chamado "correção de linearidade", realizado para cada sensor de câmera em laboratório óptico. A correção de linearidade está incluída na calibração padrão para cada dispositivo.
  • Alta Sensibilidade: Com milhões de fotocélulas minúsculas, o sensor da câmera é capaz de medir a luz de maneira muito mais sensível e na mais alta resolução. Não é por acaso que a câmera é uma das partes mais caras do dispositivo.
  • Ampla Faixa de Medição: Desde o brilho suave do luar até intensidades que ultrapassam a luz solar plena, o Photone pode medir toda a faixa com uma precisão impressionante, sem limitações.

Perguntas Frequentes

Como sei qual sensor estou usando?

Você pode verificar isso abrindo as configurações (ícone ⚙️), rolando até a “Zona de Perigo” e verificando a configuração "Sensor de Luz". Se não houver essa configuração, você está usando o ALS.

Preciso de um difusor?

Apenas se o seu dispositivo estiver usando a câmera como sensor de intensidade de luz. Não se preocupe - o app informará se você estiver usando um difusor incorretamente ou se precisar de um. Para saber mais sobre o difusor e como obtê-lo, leia o guia sobre o difusor.

Por que o aplicativo não usa a câmera traseira?

O Photone usa a câmera frontal (selfie) para medir a luz que incide nas plantas, permitindo que você visualize a medição. Usar a câmera traseira (i.e., filmando as plantas) mediria a luz refletida pelas plantas.

Por que alguns dispositivos não suportam a câmera como sensor de intensidade?

Para medições de luz precisas, o Photone precisa de acesso a recursos avançados da câmera, que não estão disponíveis em todos os dispositivos Android. Modelos mais antigos ou econômicos podem não ter os recursos necessários.

Marcadores