Guia - Valores de medição explicados
O Photone permite medir diferentes propriedades da luz. A maioria das medições (exceto o CCT) é de intensidade luminosa, o que indica a quantidade de luz que incide em uma superfície.
PPFD (medidor PAR)
A densidade de fluxo de fótons fotossintéticos (PPFD) descreve a quantidade de luz utilizável na fotossíntese que sua planta recebe naquele exato momento. O PPFD é geralmente medido em micromoles de fótons (ou partículas de luz) por metro quadrado por segundo (μmol/m²/s). Esse é o valor exibido por medidores PAR ou medidores quânticos.
PAR
A radiação fotossinteticamente ativa (PAR) descreve os comprimentos de onda (ou cores) de luz que as plantas utilizam para a fotossíntese. O PAR abrange fótons com comprimentos de onda entre 400 e 700 nanômetros (nm).
DLI
A luz diária integral (DLI) indica a quantidade de luz utilizável para fotossíntese que sua planta recebe ao longo do dia, considerando que a intensidade luminosa permaneça a mesma durante o período configurado. Ajuste o fotoperíodo (quantidade de horas que a lâmpada fica ligada) para obter o DLI correto.
Iluminância
A iluminância é medida em lux ou foot-candle (fc) e descreve a quantidade de luz, conforme percebida por humanos, que atinge uma superfície. A emissão total de luz de uma lâmpada (ou seja, seu fluxo radiante) é medida em lúmens (lm). Lux (lm/m²) indica quantos lúmens atingem um metro quadrado, enquanto foot-candle (lm/ft²) descreve os lúmens por pé quadrado.
A iluminância não deve ser usada para medir luz para plantas. Saiba mais sobre isso neste post:
CCT
A temperatura de cor correlacionada (CCT) refere-se à aparência da cor de uma fonte de luz e é medida em Kelvin (K). Em outras palavras, o CCT descreve quão "quente" ou "fria" uma luz parece. Por exemplo, um CCT mais baixo como 2700K indica uma luz quente e amarelada. Um CCT mais alto, como 6500K, descreve uma luz fria e azulada.
O CCT é um fator importante na iluminação para plantas, pois pode influenciar características das plantas durante diferentes estágios de crescimento, como floração e frutificação, tamanho e espessura das folhas, e a forma e estrutura geral da planta.
O CCT do sol varia ao longo do dia, indo de uma luz quente, laranja-avermelhada (2000-3000K) ao nascer e ao pôr do sol, para uma luz branca e fria (5500-6500K) ao meio-dia. Esse ciclo natural ocorre devido às mudanças na posição do sol e à quantidade de gases atmosféricos pelos quais a luz passa.
Outras Métricas
Você talvez já tenha ouvido falar de outras métricas relacionadas à iluminação para plantas, como ePAR, PPE, PPF, YPF, YPFD ou a curva de McCree. Acesse nosso blog e confira o glossário completo de métricas de luz para cultivo: