Luzes de cultivo: vida útil vs. desempenho
Quando falamos sobre a eficácia e eficiência geral das luzes de cultivo ao longo de sua vida útil, um parâmetro é essencial: a depreciação da emissão de luz.
O que exatamente é depreciação da emissão de luz?
A depreciação da emissão de luz resulta em uma diminuição no número de lúmens. Lúmens são a quantidade total de luz visível emitida por qualquer fonte de luz. Esse fenômeno também é conhecido como Depreciação de Lúmens da Lâmpada (LLD) e é usado para prever a queda na emissão de luz de uma fonte específica.
Quando você retira uma luz de cultivo nova da caixa – seja uma lâmpada de haleto metálico, vapor de sódio de alta pressão ou cerâmica – espera-se que ela emita seu potencial total de lúmens. Em outras palavras, espera-se que a lâmpada emita uma luz intensa que ilumine suas plantas para estimular um crescimento rápido.
A menos que a lâmpada de cultivo apresente defeito desde o início, ela deve produzir o máximo de emissão de lúmens. No entanto, todas as luzes de cultivo têm uma vida útil em que a emissão de luz diminui gradualmente.
Assim como todos os seres vivos, as luzes de cultivo têm uma expectativa de vida. Em vez de anos, a vida útil das luzes de cultivo é avaliada em horas. Por exemplo, ao usar lâmpadas HID, as HPS são uma das lâmpadas mais duráveis, mantendo uma emissão de luz adequada por cerca de 24.000 horas.
Por outro lado, lâmpadas de haleto metálico (MH) têm uma vida útil menor, normalmente avaliadas em até 16.000 horas.
O que uma menor emissão de luz significa para suas plantas e sua conta de energia?
Quando cultivamos plantas indoor, o objetivo é produzir uma colheita abundante. Para isso, você precisa de luz – e muita luz. No entanto, se a emissão de lúmens está diminuindo com o tempo, sua eficiência geral também cai rapidamente.
O que isso significa para suas plantas indoor? Significa um crescimento mais lento e uma colheita reduzida. Cultivar plantas em ambientes internos é um hobby caro devido ao custo elevado de eletricidade, nutrientes e equipamentos.
Se suas luzes de cultivo estão depreciando e emitindo menos luz, você está pagando mais por menos lúmens ou seja, mais dinheiro por uma colheita menor.
Depreciação da emissão de luz em diferentes luzes de cultivo
Como mencionado, as luzes de cultivo HPS têm uma vida útil estimada mais longa quando comparadas com as luzes de haleto metálico (MH). As luzes HPS podem ter quase o dobro da vida útil das luzes MH.
Além disso, estudos mostram que as lâmpadas MH perdem mais lúmens do que as lâmpadas HPS. Em alguns casos, luzes de haleto metálico perdem quase 80% de sua emissão de luz até o final de sua vida útil estimada. No entanto, as lâmpadas HPS perdem apenas 20-35% da emissão de luz ao longo de 24.000 horas de operação.
Muitos fatores influenciam a depreciação da emissão de luz em luzes de cultivo comuns. Fatores como temperatura ambiente, umidade, posicionamento vertical ou horizontal e o tipo de reator (magnético ou digital) desempenham um papel importante na velocidade com que as luzes de cultivo depreciam.
Outras luzes, como LEDs e fluorescentes compactas (CFLs), têm vidas úteis estimadas mais longas quando comparadas com a iluminação HID. No entanto, a depreciação da emissão de luz ocorre de qualquer forma. A maioria das luzes LED tem uma vida útil avaliada entre 50.000 e até 100.000 horas.
O olho humano consegue perceber a depreciação da emissão de luz nas luzes de cultivo?
Embora o olho humano possa perceber a intensidade da luz, ele não consegue medir lúmens de forma precisa. Por isso, é quase impossível para qualquer cultivador indoor julgar se uma luz de cultivo precisa ser substituída.
Como você pode medir sua luz de cultivo indoor?
Se você deseja garantir que suas plantas recebam a quantidade ideal de luz e, ao mesmo tempo, reduzir suas despesas, precisará de uma ferramenta de medição eficaz.
A maioria dos medidores de luz comerciais é cara e pouco intuitiva. Esses instrumentos antiquados precisam ser posicionados em toda a área de cultivo para obter uma leitura adequada. No entanto, existe uma opção otimizada para cultivadores domésticos e comerciais.
Nosso aplicativo de medidor de luz, o Photone, transforma seu smartphone em um medidor de luz eficiente que detecta a depreciação da emissão de luz em tempo real.
Aplicativo Photone
Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!
Com essas informações úteis, você pode substituir uma lâmpada de cultivo assim que notar que ela não está produzindo tanta luz quanto costumava. Com nosso aplicativo à disposição, você nunca precisará se preocupar se suas luzes de cultivo estão com desempenho baixo — garantindo plantas saudáveis e uma colheita considerável para a energia que você investe.