Você já deve ter notado que todos os medidores de luz portáteis usam uma bolha de plástico branco cobrindo o sensor. Esse acessório é chamado de difusor. Ele nada mais é do que uma tampa de plástico fina e quase transparente.

Por que medidores de luz precisam de um difusor

Iluminação 28 de Out de 2024

Todo medidor de luz possui um sensor para medir a quantidade e a qualidade da luz que atinge uma superfície. Ao medir a luz de uma fonte relativamente pequena, mas intensa (como uma luz LED muito potente), o sensor não consegue absorver toda a luz emitida. O difusor, posicionado na frente do sensor, espalha a luz uniformemente, permitindo que o sensor faça uma medição mais precisa.

Observando as distintas tampas de plástico branco

Por que seu smartphone precisa de um difusor

Nosso aplicativo de medição de luz para cultivo Photone, usa a câmera frontal do seu smartphone para medir a luz. A câmera do celular é muito mais sofisticada (e cara) do que os sensores de luz integrados nos medidores portáteis, permitindo que o Photone faça medições com maior precisão do que um medidor de luz padrão. Ainda assim, a luz que atinge a câmera não é difusa. Isso é desejável para fotografias, mas não para uma medição precisa da intensidade da luz.

O aplicativo Photone com um difusor de papel simples

Como fazer seu próprio difusor para usar no Photone

Você pode facilmente criar um difusor usando uma tira de papel branco fosco comum de impressora, com gramatura de 80 g/m², e posicioná-lo em frente à câmera. Esse papel difunde a luz, proporcionando uma leitura mais precisa.

Confira nosso vídeo para ver como fazer isso:

Aplicativo Photone

Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!

Baixe Agora
💡

Marcadores