Posicionamento correto para luzes de cultivo indoor
Cultivar plantas em ambientes internos é realmente um hobby extraordinário que muitos novatos e horticultores profissionais adotam. Não há nada como colher os frutos do seu trabalho - seja uma flor aromática ou uma fruta saborosa. No entanto, o cultivo indoor traz seus próprios desafios, e todos os cultivadores precisam enfrentá-los.
Posicionamento é tudo
Assim como se diz que "localização é tudo", o mesmo pode ser dito sobre o posicionamento — especialmente no que se refere à iluminação de cultivo indoor para plantas.
Talvez você esteja se perguntando por que o posicionamento das suas luzes de cultivo indoor importa tanto. A razão principal é que ele influencia a quantidade de plantas que sua luz cobre efetivamente, a intensidade da luz recebida e a dinâmica térmica na área de cultivo. Vamos analisar esses três elementos em detalhes.
Interações entre Planta e Luz
Se você lê publicações voltadas para cultivadores indoor, provavelmente percebe que todos falam sobre potência (Watts) o tempo todo. Embora a potência indique o consumo de energia da luz, ela não revela nada sobre a interação da luz com as plantas.
O que realmente importa para essa interação é o PPFD (densidade de fluxo de fótons fotossintéticos) e o DLI (quantidade de mols de luz por metro quadrado por dia). Não esperamos que você se torne um especialista nesses conceitos, mas é essencial entendê-los para otimizar seu ambiente de cultivo.
Considerações térmicas
Se as luzes de cultivo, como potentes HPS de 1000W, estão muito próximas do topo do seu cultivo, você corre o risco de queimar as folhas superiores. Esse é um problema significativo que muitos cultivadores, tanto novatos quanto experientes, enfrentam regularmente.
Todas as luzes emitem calor, sejam elas LEDs ou HIDs. Considerando esse fato, você deve posicionar suas luzes internas na altura ideal para evitar esse erro comum. Embora existam diretrizes gerais para encontrar a altura perfeita, nada substitui o uso de um medidor de luz e sua própria mão para avaliar o quão quente a luz está.
Área de Cobertura da Luz
Ao entender o posicionamento correto das luzes de cultivo indoor, você poderá ter a quantidade ideal de plantas. Isso é mais fácil de falar do que fazer para a maioria, mas você estará preparado ao final deste artigo.
A área de cobertura da luz refere-se ao espaço que ela ilumina. Quando você liga suas luzes de cultivo indoor, é possível ver a área coberta. No entanto, nem toda a luz dentro dessa área é igual. As bordas tendem a ter uma luz menos intensa, enquanto o centro possui uma luz mais direta.
Se você tentar colocar muitas plantas sob uma única luz, notará que as plantas nas bordas produzirão significativamente menos do que aquelas diretamente abaixo da luz. Isso impacta diretamente a quantidade de plantas que você pode cultivar de maneira eficiente.
Posicione suas luzes de cultivo indoor como um profissional
Se você está pronto para cultivar plantas indoor como um profissional, é hora de considerar um medidor de luz. Nosso app Photone é um aplicativo móvel para smartphone que mede, de forma simples, o PAR como PPFD, lux, DLI e fc. Em outras palavras, o Photone é seu medidor de luz pessoal que não custa uma fortuna.
Com o Photone, você pode medir com precisão a saída de luz utilizável, tendo todas as informações para aumentar a eficiência, reduzir a conta de eletricidade e otimizar o rendimento das suas plantas — tudo na palma da sua mão. Nunca foi tão fácil medir sua iluminação e obter o posicionamento ideal das luzes de cultivo indoor – sempre.
Aplicativo Photone
Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!