Já passou por situações em que mediu a intensidade da luz com diferentes dispositivos e obteve resultados variados? Se sim, este artigo explica o motivo disso acontecer e como medir com a maior precisão possível.

Por que nenhum medidor de luz será 100% preciso

28 de Out de 2024

Quando cultivamos plantas em ambientes internos, o uso de luz artificial para substituir a luz solar é uma necessidade. Como mencionamos no artigo sobre o Posicionamento Correto de Luzes de Cultivo, é essencial fornecer às plantas internas a quantidade ideal de luz para um crescimento saudável. No entanto, isso não é tão simples quanto parece, pois medir a intensidade da luz pode ser complicado.

Às vezes, obter uma medição precisa parece mais questão de sorte

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Neste guia rápido, vamos responder a todas as suas perguntas sobre medições.

Antes de começarmos, queremos esclarecer uma coisa: as medições nunca são 100% precisas — por isso as leituras variam entre dispositivos. Vamos explicar o porquê disso em breve, mas antes vamos entender a teoria por trás das medições.

Explicando a medição

Medição é geralmente definida como uma técnica em que se determina as propriedades de um objeto ao compará-las com um padrão.

A medição sempre incorpora uma comparação com um padrão

Mas isso não é tudo o que uma medição representa, pois ela se refere a dois conceitos:

  1. O ato de medir.
  2. O resultado da medição.

A diferença entre esses dois conceitos é melhor explicada com o seguinte exemplo:

Ao usar uma régua para medir o comprimento de um objeto, o processo que você realiza é o ato de medir, e a observação que você faz é o resultado da medição.

Neste guia, falaremos sobre o resultado da medição e o chamaremos de "medição".

Agora que você sabe o que é exatamente uma medição, vamos discutir por que elas podem variar.

Por que as medições nunca são 100% precisas?

Como mencionamos no início deste guia, as medições podem variar entre dispositivos porque nunca são totalmente exatas.

Para quem se pergunta por que isso ocorre, aqui está uma explicação fácil de entender:

💡
Como as medições são sempre feitas ao comparar um objeto com um padrão (outro objeto), a comparação nunca é 100% exata e sempre existe uma pequena fração de incerteza, também chamada de erro. Erros estão naturalmente associados às medições porque, ao comparar um objeto com um padrão, fazemos uma observação que não é totalmente precisa.

Devido a esse erro, as medições da mesma intensidade de luz (ou qualquer outra característica) podem variar entre diferentes dispositivos. A incerteza, ou erro, muitas vezes é tão pequena que é desprezível. No entanto, em outros casos, a diferença não é pequena o suficiente para ser ignorada.

Sempre há um erro na obtenção e cálculo de uma medição

Agora, antes de compartilharmos o método para reduzir esse erro, vamos primeiro analisar alguns medidores de luz populares no mercado e suas incertezas de medição.

Medidores de luz populares (em dólares)

Medidor de luzPreçoIncerteza
Uni-Trend UT38317$± 30%
Mastech MS661018$± 30%
Hydrofarm Quantum PAR155$± 20%
PCE 174170$± 5%
Extech Ea33 EasyView290$± 3%
Sensor quântico Apogee SQ-520350$± 5%
Extech LT40 LED500$± 3%
Gossen Mavolux 5032690$± 7,5%

Como você pode ver, todos esses dispositivos possuem um percentual de incerteza. Mas essa incerteza geralmente é insignificante, e qualquer leitura feita com eles será praticamente 100% precisa.

No entanto, se você preferir reduzir essas pequenas incertezas em um contexto conhecido, terá que confiar na calibração.

Calibração — O que é e como funciona

Como mencionamos antes, é impossível obter uma medição 100% precisa. Mas, com a ajuda da calibração, você pode reduzir a incerteza a um nível tão pequeno que se torna totalmente insignificante.

O que é calibração? Vamos explicar:

Calibração é a técnica de comparar os valores de medição de um dispositivo em teste com os de um padrão de calibração de precisão conhecida. Padrões de calibração são dispositivos com precisão conhecida, usados para comparar com dispositivos menos precisos em teste para verificar seu desempenho. O processo de calibração é talvez melhor explicado com um exemplo. Então, aqui vai um exemplo simples de entender:

Vamos supor que uma empresa está calibrando as medições retornadas pelo seu aplicativo de medição de luz com um padrão confiável. Uma vez que a empresa obtém os resultados da calibração, a diferença na incerteza entre o padrão e o dispositivo em teste se torna conhecida. Então, basta à empresa fazer os ajustes necessários para reduzir a incerteza ao ponto de se igualar à do padrão, que é insignificante.

Calibração no Photone

Como mencionamos no início deste guia, você precisa fornecer às suas plantas a quantidade ideal de luz para um crescimento saudável.

A forma de fazer isso é usando um dispositivo de medição de luz. Recomendamos o download gratuito do nosso aplicativo de medidor de luz, o Photone, em vez de gastar dinheiro em um medidor dedicado.

O aplicativo Photone é calibrado de fábrica com equipamentos de referência de altíssima qualidade

O Photone oferece medições tão precisas quanto qualquer medidor de luz de hardware dedicado e é calibrado de fábrica com um medidor de referência certificado JIS C 1609:1993 Classe A e sensores de referência recalibrados com uma lâmpada de quartzo-halógeno, rastreável pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Além disso, o Photone oferece uma opção de calibração no aplicativo para garantir a máxima precisão em cada dispositivo, caso desejado.
No entanto, isso quase nunca é necessário.

Aplicativo Photone

Se você ainda não usou o aplicativo, recomendamos que você experimente! O Photone é gratuito para baixar no iOS e Android e pode até economizar milhares de reais que seriam gastos em medidores físicos. Aumenta rendimentos e economiza energia elétrica!

Baixe Agora